Exames

ELETROCARDIOGRAMA

O Eletrocardiograma (ECG) é um dos mais antigos exames complementares do coração. Trata-se de  um exame básico utilizado na avaliação cardiológica pelos clínicos e cardiologistas. É realizado com equipamento computadorizado, de baixo custo, fornecendo dados imprescindíveis na clínica geral, no pré-operatório, na avaliação do ritmo cardíaco, na elucidação dos sintomas e dos mais variados diagnósticos em cardiologia. A análise do ECG é sempre feita pelo médico, que em alguns casos solicita informações clínicas para correlacionar com a sua interpretação.

 

TESTE ERGOMÉTRICO OU ELETROCARDIOGRAMA DE ESFORÇO

É na realidade um Eletrocardiograma realizado durante o esforço físico do paciente. Enquanto o ECG é realizado com o paciente em repouso e, portanto registra as alterações que já aconteceram no coração, o Teste Ergométrico tenta predizer o risco do paciente apresentar algum evento quando submetido a esforço físico. O paciente é colocado sobre uma esteira ergométrica (esteira rolante), que vai progressivamente aumentado sua velocidade conforme a capacidade de cada indivíduo. Durante o teste, o paciente é monitorado e são feitos registros periódicos do ECG e da Pressão Arterial. O exame é suspenso quando o paciente atinge freqüência cardíaca pré-estabelecida para sua idade ou quando entra em fadiga. Além de avaliar o comportamento cardíaco durante o esforço, o Teste Ergométrico também é realizado para avaliar a aptidão física e programação dos indivíduos que querem se exercitar.

Orientação:
É recomendado que o paciente faça alimentação leve horas antes do exame, não sendo aconselhado realiza-lo em jejum. Para seu melhor conforto sugerimos vestir bermudas ou shorts e calçar tênis com meias apropriadas. Para as mulheres, é recomendado sutiã com alça

 

HOLTER

O Holter é assim chamado em homenagem ao seu idealizador, sendo portanto um nome próprio. É o registro de longa duração dos batimentos do coração. Na realidade, o Holter é um ECG longo, podendo durar 24 ou 48 horas. São fixados eletrodos adesivos no tórax do paciente, que ficam registrando e armazenado os batimentos num pequeno computador preso à sua cintura. Posteriormente serão analisados pelo médico e associados aos sintomas referidos pelo paciente. O Holter é um excelente exame diagnóstico principalmente para as arritmias cardíacas, pois permite avaliação durante longo período das atividades normais e mesmo durante o sono do indivíduo. 

 

MAPA

Mapa significa Monitorização da Pressão Arterial. Na realidade, este exame registra a pressão arterial do paciente durante um período de 24 horas. O manguito fica preso ao anti-braço e é inflado de 15 em 15 minutos ou períodos determinados pelo médico. O registro da pressão é feito por um pequeno computador preso à cintura, sendo posteriormente analisado pelo médico que correlaciona com os sintomas referidos. A importância do MAPA é que o médico pode avaliar as variações da pressão arterial durante as atividades rotineiras do paciente, durante períodos de stress emocional, atividades físicas e mesmo durante o sono. É possível, com ajuda do Holter, identificar pacientes hipertensos e adaptar a medicação conforme as variações da pressão durante o dia ou à noite.  O aparelho é colocado por um técnico que deverá explicar todo o procedimento ao paciente.

 

ECODOPPLERCARDIOGRAMA

O Ecodopplercardiograma é na realidade uma ultra-sonografia do coração. O nome Eco, vem da conhecida reflexão do som quando encontra estruturas sólidas. Sendo assim, o Eco causado pelo coração passou a se chamar EcoCardiograma. O  Doppler é o nome de um físico que inicialmente descreveu a possibilidade de registrar o fluxo do sangue através do ultra-som, tendo sido acoplado ao nome na década de 70, passando então a ser chamado de Ecodopplercardiograma. O exame é realizado por médico especialista, completamente indolor, não necessitando preparo, dieta ou injeções de contraste. Ele permite analise do tamanho do coração, das válvulas cardíacas, da contração do músculo, identificação de regiões de infartos antigos etc. Mais recentemente, foi desenvolvido o Doppler em Cores, que permite melhor avaliação do fluxo sanguíneo através das válvulas e vasos cardíacos.

ECOCARDIOGRAMA TRANSESOFÁGICO

É um exame realizado para complementação do Ecodopplercardiograma. Utiliza um pequeno transdutor montado na ponta de um tubo semelhante aos utilizados para realizar endoscopia. O tubo, introduzido no esôfago do paciente permite imagens mais próximas do coração, pois o esôfago passa junto à sua região posterior. Deste modo, o Eco transesofágico é realizado em casos específicos, para visualizar pequenasestruturas cardíacas, trombos, infecções nas válvulas do coração etc.Como este exame é considerado semi-invasivo, em alguns casos o paciente será sedado, podendo ser anestesiado.

Orientação:
O exame é realizado com o paciente em jejum de 6 horas. Sugerimos que o paciente venha acompanhado e não dirija após o exame.
Como se trata de exame muito específico, cada paciente será avaliado pelo médico antes da realização do mesmo, o qual poderá suspender o exame, geralmente após contato com o médico responsável pelo paciente.

 

DUPLEX-SCAN ARTERIAL EM CORES

Também chamado de Ecodoppler arterial com fluxo em cores, é na realidade uma ultra-sonografia das artérias do corpo humano. Também é exame não invasivo, que permite avaliar o tamanho, a pulsatilidade e a anatomia das paredes das artérias estudadas. É possível, portanto, identificar placas ateromatosas, dilatações das paredes e analisar o fluxo sanguíneo dentro das artérias. Dependendo da artéria a ser estudada, este exame recebe diferentes nomes:

  • Duplex-Scan de Carótidas em Cores.
  • Duplex-Scan de Vertebrais em Cores.
  • Duplex-Scan de Aorta Abdominal em Cores.
  • Duplex-Scan de Artérias Ilíacas em Cores.
  • Duplex-Scan de Femorais em Cores etc.

Nestes exames arteriais, a solicitação do exame em Cores é imprescindível, pois caso contrário não é possível identificar o sangue dentro dos vasos.


Orientação:
Nos casos de Exames da Aorta Abdominal e Ilíacas, é necessário preparo 24 horas antes para eliminar os gases intestinais pois estes podem impedir o ultra-som de atingir a artéria, impossibilitado sua visualização. Este preparo, quando necessário, é orientado pela atendente que faz a marcação do exame.

 

DUPLEX-SCAN VENOSO EM CORES

É um exame semelhante ao Duplex-Scan Arterial em Cores, apenas que é utilizado para diagnóstico das alterações nas Veias do corpo humano, levando diferentes nomes conforme o local a ser realizado:
Duplex-Scan de Veias Superficiais dos Membros Inferiores,
Duplex-Scan de Veias Profundas dos Membros Inferiores,Etc.

 

DOPLLER TRANSCRANIANO

Ecocolordopler Transcraniano (DTC) é um método não invasivo de avaliação das artérias intracranianas que permite o estudo da hemodinâmica cerebral e é indicado: no Acidente Vascular Cerebral Isquêmico e Hemorrágico, Vasoespasmo, Monitorização durante grandes cirurgias cardíacas e neurológicas, Anemia Falciforme, Morte Cerebral, Enxaqueca e Síncope.

 


Assista aos vídeos  dos exames.